Livro Ciberpublicidade

Ciberpublicidade: discurso, experiência e consumo na cultura transmidiática

Organizadores: Guilherme Nery Atem, Thaiane Moreira de Oliveira, Sandro Tôrres de Azevedo

Autores: Lucia Santaella e Maria Collier de Mendonça, Vander Casaqui, Pedro Hellín e Eneus Trindade (com Livia Souza e Rosane Mauro), Thaiane Moreira de Oliveira e Fernanda Carrera, Livia Souza e Mariana Marchesi, João Carrascoza, Guilherme Nery Atem e Mariana Ayres Tavares, Renato L. Figueiredo, Rogério Covaleski, Sandro Tôrres de Azevedo, Arlete Eni Granero, Clotilde Perez e Sergio Bairon, Rhaissa Vitor e Adilson Cabral, Bruno Pompeu, Goiamérico Felício e Mariana de Paiva Araújo.

Ciberpublicidade é o termo que temos usado no ReC (Grupo de Pesquisa em Retórica do Consumo – UFF) para diferenciar as atuais lógicas publicitárias daquelas que vigoraram até o final do século XX. Ultrapassando uma visada tecnicista, o conceito abrange as transformações na forma de se pensar, criar, produzir, veicular, aferir e dar sentido a publicidade nos dias de hoje, considerando a atitude da sociedade e da cultura contemporânea marcada pela onipresença das mídias digitais. Assim, reunimos diversos pesquisadores da área da Publicidade, da Comunicação e da Linguagem para ocupar um espaço que permanecia lacônico na academia brasileira: refletir sobre essa nova condição da Publicidade e desenvolver uma perspectiva metodológica e crítica de seus fenômenos.

 

Livro Linguagens cibercultura

Linguagens na Cibercultura

Organizadores: Lucia Teixeira, José Roberto do Carmo Jr.

Autores: Eugenio Trivinho, Kati Eliana Caetano, José Roberto do Carmo Jr., Lucia Teixeira, Stefania Caliandro, Regina Souza Gomes, Guilherme Nery Atem e Sandro Torres de Azevedo, Oriana de Nadai Fulaneti, Renata Mancini e João Alt, Silvia Maria de Sousa, Karla Faria e Lucia Teixeira, Luiza Helena Oliveira da Silva, Naiane Vieira dos Reis

A cibercultura, entendida não apenas como questão tecnológica, mas como atitude da sociedade contemporânea, capaz de gerar impactos socioculturais ainda pouco estudados, manifesta-se por meio de uma linguagem sincrética, que opera com desenhos, gráficos, figuras, cores, palavras, sons, movimento etc. Qualquer que seja o suporte em que se concretiza, a linguagem multissensorial dos novos meios passa a modelar e intermediar relações em que o corpo do homem se dobra aos efeitos, encantos e tentações da máquina. A pesquisa nos campos da Semiótica, da Linguística e da Comunicação não pode deixar de considerar tais questões e deve deter-se na análise da relação entre o impacto tecnológico representado pelas mídias digitais e a correspondente novidade social gerada pelas formas de interação propostas. Os artigos reunidos neste livro não só discutem questões ligadas às formas de manifestação do hipertexto e ao papel do suporte digital, mas também debruçam-se sobre a necessidade de redimensionar e questionar conceitos como os de texto, enunciação e interação. Para além disso, questionam a produção de mitos como o da universalidade do acesso à rede e o da abertura infinita do hipertexto.

 

Livro Universo signico

Universo sígnico da pirataria: Falso? Verdadeiro!

Organizadores: Clotilde Perez, Eneus Trindade, Jôse Fogaça, Leandro Batista

Autores: Alexandre Las Casas, Alhen Rubens, André Luiz Peruzzo, Andrea Meneghel, Bibiana Stholer, Sabença Almeida, Bruno Pompeu Marques Filho, Carolina Boari Caraciola, Cinira Baader, Clotilde Perez, Dorinho Bastos, Eneus Trindade Barreto Filho, Gabriela Ayer, Gino Giacomini Filho, Hélio Silva, Janiene Santos, Jeferson Hugo Pacheco de Rezende, Jôse Fogaça, José Palandi Junior, Lawrence Koo, Leandro Leonardo Batista, Livia Souza, Marcos Hiller, Maria Cecília Andreucci Cury, Nicolás Llano, Paulo Roberto Monteiro de Araújo, Raquel de Castro Dantas Cavalcante, Sergio Bairon, Silvio Koiti Sato, Thais Novais de Curtis, Wesley Moreira Pinheiro

Este livro condensa as contribuições dos integrantes e convidados do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3 – CNPq e PPGCOM/USP) em investigação conduzida sobre a perspectiva do falso como verdadeiro na construção das percepções estéticas, das condutas éticas e das generalizações correspondentes às dimensões simbólicas que constituem o universo de sentidos do consumo de mercadorias de marcas pirateadas.

 

 

 

Livro Juventude e consumo

Juventude e consumo: um estudo sobre a comunicação na cultura contemporânea

Autores: Everardo Rocha, Cláudia Periera

Dividido em quatro capítulos o livro ‘Juventude e Consumo’ enfoca questões vinculadas à juventude, ao consumo, às novas tecnologias, ao luxo e à comunicação. Aprofunda-se nesses fenômenos e suas formas de realização social na cultura brasileira e na experiência de juventude, como modo de ampliar as perspectivas para uma reflexão sobre o imaginário contemporâneo.